top of page
Banner especialidades - neuropsicologia
Fotos especialidades neuropsicologia 2.p

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Psicologia e Neurologia. É a ciência que estuda as relações entre o cérebro, o funcionamento cognitivo e o comportamento. 

 

Para que serve a Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica investiga o funcionamento de funções como a memória, a atenção, a linguagem, a percepção, funções executivas, funções visuo-espaciais, praxias, inteligência, personalidade e humor. O exame neuropsicológico auxilia o diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos psiquiátricos e também pode ser utilizado para acompanhar a evolução de déficits cognitivos e alterações comportamentais, investigar a eficácia de tratamentos medicamentosos e cirúrgicos e planejar programas de reabilitação.

 

Como é realizada a Avaliação Neuropsicológica?

São utilizadas entrevistas com o paciente e familiares, caso seja necessário, associadas ao uso de baterias fixas ou flexíveis compostas por testes, além da observação clínica e que são aplicados durante sessões de atendimento, resultando em um laudo com o perfil neuropsicológico do paciente. 

 

Quais as indicações da Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação pode ser indicada na investigação dos seguintes quadros:

- Comprometimento Cognitivo Leve;

- Demências;

- Alterações decorrentes de lesões encefálicas adquiridas após Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio Encefálico, Tumores Cerebrais, Epilepsias, Neuroinfecções;

- Transtornos do Neurodesenvolvimento como Transtornos do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Dificuldades de Aprendizagem;

- Doença de Parkinson;

- Transtornos Psiquiátricos que causam alterações no Humor como Depressão e Ansiedade;

- Dificuldades de memória e atenção a esclarecer, dentre outros.

 

Qual a importância da Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação é fundamental para o diagnóstico preciso em parceria com o médico solicitante e para a elaboração de um tratamento mais eficaz, direcionado às reais necessidades de cada paciente.

bottom of page